"Artistas de Itararé, Cidade Poema"

"Artistas de Itararé, Cidade Poema"
Capital Artístico-Cultural Boêmica do Sul de São paulo

BLOGUE ARTISTAS DE ITARARÉ CHÃO DE ESTRELAS

"Artistas de Itararé, Chão de Estrelas"

Contatos: artistasdeitarare@bol.com.br

Clã dos Fanáticos Por Itararé, Cidade Poema

Palco Iluminado de Andorinhas Sem Breque

Os Dez Maiores Artistas de Itararé, Ano 2011

Dez Maiores Artistas de Itararé















01)-Maestro Gaya







02)-Jorge Chuéri







03)-Irmãs Pagãs







04)-Paulo Rolim







05)-Silas Correa Leite







06)-Paschoal Melillo







07)-Rogéria Holtz







08)-Dorothy Janson Moretti







09)-Regina Tatit







10)-Armando Merege







Itararé, Bonita Pela Própria Natureza

Itararé, Bonita Pela Própria Natureza
Nosso Amor já Tem Cem Anos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bibliografia de Dorothy Jansson Moretti, Poeta de Itararé


Banda Gumercindo Pereira "A Furiosa" de Itararé

DOROTHY JANSSON MORETTI


Nasceu em Três Barras, SC, vindo para Itararé, SP, aos dois anos de idade. Fez o Curso Primário no então "Grupo Escolar de Itararé", hoje "Tomé Teixeira". Continuou os estudos em Castro e Londrina, PR, onde paralelamente lecionou Inglês, graduando-se posteriormente em São Paulo, Capital.
Começou a escrever poesias aos dezesseis anos, fazendo acrósticos em álbuns de recordações de pessoas amigas. Esporadicamente escrevia artigos para os jornais "O Itararé"(extinto), e para "O Guarani".
Mudou-se para Sorocaba, SP, em 1956, e nessa cidade publicou durante algum tempo, poesias e crônicas nos jornais locais "Cruzeiro do Sul", "Diário de Sorocaba" e "Folha de Sorocaba" (extinto).
Em 1970 mudou-se para a capital de São Paulo, tendo lecionado Inglês em cinco escolas dessa cidade: No "Colégio Anglicano de Santo Amaro", no "Ginásio Estadual de Vila Leopoldina", no "Colégio Estadual Profa. Marina Cintra", no "Colégio Estadual Amadeu Amaral", e no "Instituto Mackenzie", onde se aposentou em 1987. É Sócia Honorária da Academia Sorocabana de Letras, pertence à Academia Petropolitana de Poesia "Raul de Leoni", à União Brasileira de Trovadores, e à Casa do Poeta "Lampião de Gas" de São Paulo, da qual foi Secretária Geral no biênio 1987-1988, bem como do jornal poético da Casa, o "Fanal", onde continua escrevendo poesias e trovas. Publica, ainda hoje, crônicas e poemas nos jornais de Itararé “O Guarani” e “Tribuna de Itararé”.
Tem poemas publicados em jornais, revistas e antologias de alguns estados brasileiros.
Participou de inúmeros concursos, alguns internacionais, tendo recebido troféus e diplomas na capital e no interior de São Paulo, e em várias capitais e cidades de outros estados.
Recebeu Medalha de Honra ao Mérito no Colégio "Amadeu Amaral", da capital, por ter feito a letra do Hino dessa escola, bem como o histórico e a poesia em comemoração aos setenta anos de sua fundação, em 1979.
Recebeu Diploma de Honra ao Mérito, de Poeta do Mês e de Musicista , na Casa do Poeta, onde colaborava nas reuniões lítero-musicais, declamando poesias, cantando e tocando piano.
Recebeu ainda da Casa do Poeta de São Paulo, diploma e medalha de Sócia Benemérita "Por seu importante destaque como benemérita defensora da cultura e difusão das Artes Poemáticas" (dizeres textuais do diploma), honraria que muito a sensibiliza.
Mudou-se em 1989 para Curitiba, PR, e nessa cidade publicou seu primeiro livro, "Frasco Vazio", pequena seleção de algumas de suas trovas premiadas.
Envia há muitos anos, crônicas, trovas e poesias para os jornais "Tribuna de Itararé", e "O Guarani", os quais, graciosamente, têm divulgado os seus escritos.
Em parceria com o Maestro Gerson Gorski Damaceno, fez a letra do Hino a Itararé, lançado a 28 de Agosto de 1989, como hino oficial da cidade. Na mesma data, aniversário de Itararé, recebeu seu Título de Cidadã Itarareense.
O Elos Clube de Itararé concedeu-lhe Diploma de Sócia Honorária, títulos ambos , que muito a sensibilizam e dignificam.
Em 1995 voltou a residir na cidade de Sorocaba, SP, onde, no ano 2000, publicou um livro de sonetos intitulado "Folhas Esparsas", do qual em 2006 fez uma 2a. edição; no ano 2002 publicou um livreto intitulado "Trovas ao Vento”, e em 2006 um outro também de trovas, intitulado “Chá da Tarde”, que lhe valeu, em 2007, na categoria Poesia, o “Prêmio Anual Sorocaba de Literatura – Categoria Poesia”.

Dorothy, entre tantos outros prêmios, diversas Menções Honrosas, Menções Especiais, ganhou também os seguintes Concursos de Trova:

Março 1988, Vencedora do Concurso de Trovas da UBT-União Brasileira de Trovadores de São Paulo SP, Maio 1988, Vencedora dos XXIX Jogos Florais de Nova Friburgo RJ, Outubro 1988, Vencedora do Concurso de Trovas da UBT de São Paulo SP, Dezembro 1998, Vencedora do Concurso de Trovas “Museu da Literatura” de SP, Novembro 1995, Vencedora do Concurso de Trovas do Museu Padre Anchieta de São Paulo SP, Outubro 1996, Vencedora do Concurso de Trovas do Museu Padre Anchieta de São Paulo SP, Março 1997, Vencedora do Concurso de Trovas do Clube Português de São Paulo SP, Setembro 1998, Vencedora dos XV Jogos Florais de Ribeirão Preto SP, Agosto 1999, Vencedora do Concurso Internacional de Trovas do Museu Padre Anchieta de São Paulo SP , Abril 2000, Vencedora dos I Jogos Florais de Maringá PR, Setembro 2000, Vencedora dos XIII Jogos Florais de Santos SP, Setembro, 2002, Vencedora do Concurso de Trovas da UBT de São Paulo SP, Junho 2003, Vencedora do I Jogos Florais de Pedro Leopoldo MG, Dezembro, 2003, Vencedora do XXVI Jogos Florais de Pouso Alegre MG, Novembro 2004 – Vencedora do Concurso de Poesia da Casa do Poeta Maçom do Brasil – São Paulo SP, Julho, 2005 – Concurso de Trovas da UBT de São Paulo SP, Setembro 2006, Vencedora do– XIV Jogos Florais de Curitiba PR, Dezembro 2006 – Vencedora do Concurso de Trovas da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, Natal-RN , Julho 2006 – Vencedora do Concurso de Trovas da UBT de São Paulo SP, Outubro 2007 – Vencedora do XXV Concurso Nacional e Internacional de Trovas da UBT de Taubaté SP, Dezembro 2007, Vencedora do VIII Concurso de Assinantes do Trovalegre – Pouso Alegre MG, Julho 2008 – Vencedora do Concurso de Trovas da UBT de São Paulo SP, Julho 2008, Vencedora do Concurso de Trovas Assinantes do “Informativo” de São Paulo SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário