"Artistas de Itararé, Cidade Poema"

"Artistas de Itararé, Cidade Poema"
Capital Artístico-Cultural Boêmica do Sul de São paulo

BLOGUE ARTISTAS DE ITARARÉ CHÃO DE ESTRELAS

"Artistas de Itararé, Chão de Estrelas"

Contatos: artistasdeitarare@bol.com.br

Clã dos Fanáticos Por Itararé, Cidade Poema

Palco Iluminado de Andorinhas Sem Breque

Os Dez Maiores Artistas de Itararé, Ano 2011

Dez Maiores Artistas de Itararé















01)-Maestro Gaya







02)-Jorge Chuéri







03)-Irmãs Pagãs







04)-Paulo Rolim







05)-Silas Correa Leite







06)-Paschoal Melillo







07)-Rogéria Holtz







08)-Dorothy Janson Moretti







09)-Regina Tatit







10)-Armando Merege







Itararé, Bonita Pela Própria Natureza

Itararé, Bonita Pela Própria Natureza
Nosso Amor já Tem Cem Anos

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Critérios para compor a AIA-ACADEMIA ITARAREENSE DE ARTES


Critérios para compor a AIA – Academia Itarareense de Artes - Rascunho poético

Primeiro rascunho de apontamentos dos dez princípios básicos de fundamental importância e de características primordiais de valoração do candidato a acadêmico da AIA-Academia Itarareense de Artes, em vias de formação:

01)-Ser como criador e autor um nome consagrado com transparência na história da arte e cultura participativa e historial da Estância Boêmia de Santa Itararé das Artes.

02)-Ter obra de destaque promovendo Itararé, a nossa terra-mãe, cantando-a em verso e prosa, em música e artes, com real reconhecimento se for possível também fora de Itararé, e que prime pela qualidade técnico-editorial e de conteúdo pioneiro e exemplar.

03)-Ter livro lançado, ou constando em antologia literária de valor em Itararé ou fora dela. Obras relevantes, sem erros de ortografia, de pontuação, de gramática, e com mínima básica qualidade e técnico editorial que valorem obra, o autor e Itararé acima e sobre todas as coisas.

04)-Se livro, cedê, vídeo, música, hino, filme, tela, arte artesã, bancados e lançados em Itararé, com valorada qualidade artístico-cultural, de esmero e com reconhecimento e consagração de alto nível.

05)-Ter obtido prêmio representativo em prol e orgulho de Itararé, e promovido nossa arte nativa, a história e a cultura do povo, da sociedade e das lidas Itarareenses.

06)-Ter currículo de projeção do nome de Itararé, ou de lida profissional que o valore como cidadão Itarareense, quer como promotor cultural, secretário ou cargo inerente a educação, arte e cultura, professor de quilate em áreas de português, linguagens, letras, artes, música, desenho, educação e áreas afins, humanas, de caráter ético-plural-comunitário e mesmo de inclusão sociocultural.

07)-Ter nascido em Itararé, cidade histórica, ou ter obtido com lisura o título de cidadão Itarareense concedido pelos poderes constituídos, ou mesmo quando fora de Itararé, distante da terra-mãe, estar sempre promovendo a literatura Itarareense, a arte de Itararé, a técnica, o estilo, dizeres e peculiaridades, com seu trabalho, suas obras, seu talento, sua vida-vida-livro, honrando essa Itararé que amamos tanto.

08)-Não ter nada que o desabone enquanto ser e cidadão, enquanto ser humano, mas uma vida, um currículo, um trabalho e uma projeção que o referende como ser criativo, produtivo, defensor de Itararé, no mote do que historicamente apregoou Washington Luiz, “defendam Itararé a todo custo”.

09)-Dedicar sua vida, além de eu trabalho profissional remunerado, da vida social de congraçamento, das vidas religiosa e financeira, a bela motividade de fazer arte de forma espontânea, comunicativa, objetiva, dinâmica e sempre promovendo nosso rico acervo humano, geográfico e histórico, mais pessoas, causos, lendas, tipos populares, mitos, folclore, personalidades ilustres, altivas e dignas de Itararé. Sempre Haverá Itararé.

10)-Sendo Itarareense-andorinha de berço, de raiz, ou de residência valorada pelo senso humanista, cultural e objetivamente salutar, que valorize a aura, a alma Itarareense, o estatuto Itarareense, o código de ser, permanecer e amar Itararé, nosso pedacinho de céu na terra que já tem mais de cem anos.

E fica o dito, o escrito e o consumado para que a AIA prevaleça, cresça, brilhe e honre a comunidade brilhante de Itararé, chão de estrelas, a capital artístico cultural da região, a história que toda cidade gostaria de ter, pois na paulista bandeira de treze listas, a lista vermelha é, o sangue do povo ancestral de Itararé. Orgulho de Ser Itarareense.

Poetinha Silas, esboço de provisórios apontamentos para rascunho inicial de composição da AIA.



 

 

Um comentário:

  1. Boa tarde, você deixou comentário acerca de um texto seu publicado em meu blog. Por favor, deixe referencias para eu colocar, pois na época, procurei e não encontrei, por isso apenas a sigla DA. Obrigada. Desculpe não foi intecional. Carmem Lucia

    ResponderExcluir