GALERIA NOBRE
PASCHOAL MELILLO
Nascimento: 14.04.190 - Itararé-SP, Brasil
Paschoal Mellilo, junto com Maestro Gaya, Dois dos Maiores Músicos do Brasil, que são de Santa Itararé das Artes, São Paulo
PASCHOAL MELILLO iniciou a carreira artística em São Paulo no final da década de 1920. Nas décadas de 1930 e 1940, atuou com seu conjunto no Cassino do Parque Balneário Hotel com destaque para a lady-crooner Wanda Aranuy. Ao longo da carreira, além das atuações solo, atuou também com quatro formações diferentes: Pascoal Melilo e Sua Orquestra; Pascoal Melilo e Seu Conjunto; Pascoal Melilo Trio e Pascoal Melilo e Seus Guitarristas. Contratado pela gravadora Copacabana, lançou seus primeiros discos em 1952 tocando acordeom juntamente com seus guitarristas na canção "Gigolette", de Franz Lehar, para a qual fez arranjos de baião, as valsas "Só pelo amor vale a vida", de Zequinha de Abreu e Gabriel Migliori, e "Amando sobre o mar", de Zequinha de Abreu e Marques Jr, e os baiões "Cuco", "Tristonho", "Surpresa", "Ciganinha" e "Gracioso", todos de sua autoria. Em 1953, gravou com seus guitarristas os baiões "Tristonho", "Surpreso", "Precioso", "Ribeirão", "Cuco", "Ciganinha", "Pardal" e "Cacique", todos de sua autoria. No mesmo ano, gravou com sua orquestra o bolero "Orvalho", de sua autoria, e com seu conjunto os baiões "Sonho", com Olga Esmeriz, e "Soldadinho", de sua autoria, além do maxixe "400 anos" também de sua autoria, uma homenagem aos 400 anos da cidade de São Paulo que foram comemorados no ano seguinte. Ainda em 1954, gravou com seu conjunto o dobrado "Fronteira de Itararé", de sua autoria e José Melilo, os baiões "Chinezinha", "Gigolette", "Gracioso", "Carrilhão" e "Caipira", de sua autoria, e o maxixe "Retreta da Sé", de Luiz Argento. Com o Trio Pascoal Melilo registrou a polca "Ista faz um bem...", com Glebes da Costa e Zé da Pinta. No ano seguinte, em interpretação solo de acordeom gravou a valsa "No tempo do onça", de Dênis Brean; o baião "Garoto", de sua autoria, e os boleros "Fortuna da saudade", de J. Vilaça e Sadi Fonseca, e "Esmagando rosas", de Alcir Pires Vermelho e David Nasser. Também em 1955, participou do LP "Show Copacabana Nº 1" da gravadora Copacabana coma interpretação de seu baião "Cuco", que foi seu grande sucesso. Em 1956, gravou com seu conjunto o samba-canção "Dez minutos de paixão", com Mateus Bartoletto, o baião "Dúvida", de sua autoria, e com solo seu de saxofone os boleros "Céu cor de rosa", de V. Herbert e Al Dubin, e "A voz do violão", de Francisco Alves e Haroldo Campos. Esta última na verdade uma canção, ele adaptou como bolero. Em 1957, lançou com seu conjunto os baiões "Coralista", de sua autoria, e "Baião do sino", de Mário Genari Filho. No mesmo ano, lançou o LP "Dance com Paschoal Melilo - Pascoal Melilo, Seu Saxofone e Seu Conjunto" da gravadora Copacabana incluindo oito composições já lançadas em discos de 78 rpm como os baiões "Cuco", "Ciganinha", "Carrilhão", e "Gracioso", de sua autoria. Em 1959, gravou o LP "Boite" À beira mar - Pascoal Melilo e Seu Conjunto" interpretando as músicas "Samba na lua", "Indiozinho", "Paschoalypso", "Belezinha", "Ninguém é igual a você", e "Bonitinho", de sua autoria, além de "Innamorata", de J. Brooks e H. Warren, "Amargor", de sua autoria e Renato Nogueirol, com vocal de Pedro Batista, "Saudade de Itararé", com Gomes Costa, e vocal de Pedro Batista e Alfredo Simoney, "Um dia voltarás", de Antônio Sergio, e "Silvia", parceria com Pedro M. Simões Filho, e vocal de Pedro Batista. Em 1962, gravou com seu conjunto o bolero "Lady", de sua autoria, e a guarânia "Minha solidão", de José Leopoldo e Teixeira Lessa. Após um tempo afastado das gravações retornou ao disco com o LP "A volta de Pascoal Melilo" (do selo Inspiração) interpretando 12 músicas de sua autoria: "Quatrocentos anos", "Garoto", "Ciganinha", "Tristonho", "Ribeirão", "Cuco", "Tanáca", "Mascati", "Tristonha", "Cuca", "Quebradinho" e "Reboladinho". Seu maior sucesso como compositor foi o baião "Cuco", um dos destaques musicais do ano de 1953, e gravado por diferentes intérpretes. Desenvolveu longa carreira especialmente em São Paulo sendo um dos primeiros intérpretes do baião naquele estado.
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Brazilian composer Paschoal Melillo doing a characteristic baiao, which is the name for the basic rhythym of this music. Baiao, samba and bossa nova are the three most important structures in Brazilian folk sounds.
On the Rio de Janeiro label Copacabana from the early 50s, Ciganinha is a right example of this type of music and its intentions:warm, virtually always in a major key, and ever so swinging. A perfect warm weather tune., with or without the caipirinha.
Paschoal Melillo e Seus Guitarristas-Ciganinha
In, site internacional:
http://recentkickass78s.wordpress.com/2010/07/17/paschoal-melillo-e-seus-guitarristas-ciganinha/
MELHORES DO ANO DE 1953 E SEGUINTES NO BRASIL MUSICAL
1º
Risque - Linda Batista
2º
João Valentão - Dorival Caymmi
3º
Cachaça Não é Água - Carmen Costa & Colé
4º
De Cigarro em Cigarro - Nora Ney
5º
Eu Sou a Outra - Carmen Costa
6º
Barracão - Heleninha Costa
7º
Too Young - Nat King Cole
8º
Aquela Mascarada - Orlando Silva
9º
João Bobo - Ivon Curi
10º
Cuco - Pascoal Melilo
11º
Fósforo Queimado - Angela Maria
12º
Sodade Matadeira - Titulares do Ritmo
13º
A Fonte Secou - Raul Moreno
14º
Perdido de Amor - Dick Farney
15º
The Song From Moulin Rouge - Percy Faith
16º
Zé Marmita - Marlene
17º
Serenata do Adeus - Roberto Luna
18º
Maria Loura - Trio de Ouro
19º
É Tão Gostoso, Seu Moço - Nora Ney
20º
Bandolins ao Luar - Osny Silva
21º
Aquarela Cearense - Trio Nag o
22º
Só Vives Pra Lua - Angela Maria
23º
Ave Maria - Augusto Calheiros
24º
O Xote das Meninas - Luiz Gonzaga
25º
Orgulho - Angela Maria
26º
I Believe - Frankie Laine
27º
Se Eu Morresse Amanhã - Aracy de Almeida
28º
Folha Morta - Dalva de Oliveira
29º
April In Portugal - Les Baxter
30º
Guarânia da Lua Nova - Luiz Vieira
31º
Camisola do Dia - Nelson Gonçalves
32º
Forró em Limoeiro - Jackson do Pandeiro
33º
Canção da Alma - Carmen Costa
34º
Castigo - Gilberto Milfont
35º
Terry s Theme From Limelight - Frank Chacksfield
36º
Marvada Pinga - Inezita Barroso
37º
É Só - Gilberto Alves
38º
Como És Linda Sorrindo - Augusto Calheiros
39º
Ebb Tide - Frankie Chacksfield
40º
Mulatinha Sarará - Trio Nag o
FONTE;
http://www.betobrito.com.br/100anos/BGs/1953.htm
FOTO RARA PASCHOAL MELILLO DE ITARARÉ-SP
ONG
Artistas de Itararé
Site: www.artistasdeitarare.blog.spot.com/
E-mail: artistasdeitarare@bol.com.br
Coordenada por 20 Ilustres Amantes das Artes de Itararé
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