"Artistas de Itararé, Cidade Poema"

"Artistas de Itararé, Cidade Poema"
Capital Artístico-Cultural Boêmica do Sul de São paulo

BLOGUE ARTISTAS DE ITARARÉ CHÃO DE ESTRELAS

"Artistas de Itararé, Chão de Estrelas"

Contatos: artistasdeitarare@bol.com.br

Clã dos Fanáticos Por Itararé, Cidade Poema

Palco Iluminado de Andorinhas Sem Breque

Os Dez Maiores Artistas de Itararé, Ano 2011

Dez Maiores Artistas de Itararé















01)-Maestro Gaya







02)-Jorge Chuéri







03)-Irmãs Pagãs







04)-Paulo Rolim







05)-Silas Correa Leite







06)-Paschoal Melillo







07)-Rogéria Holtz







08)-Dorothy Janson Moretti







09)-Regina Tatit







10)-Armando Merege







Itararé, Bonita Pela Própria Natureza

Itararé, Bonita Pela Própria Natureza
Nosso Amor já Tem Cem Anos

sábado, 25 de maio de 2013

ESTADOS DA ALMA, Novo Livro Virtual Free do Cyber Poeta Silas Correa Leite disponível num site de Portugal


Resenha Critica

Estados da Alma - Acordes Dissonantes de “Mins”

Ser poeta é a minha maneira/De chorar escondido
Nessa existência estrangeiro/Que me tenho havido
Cyber Poeta Silas, in, Porta-Lapsos, Poemas

“Eu escrevo porque tenho uma coisa na cabeça, o cérebro”, diz o Cyber Poeta premiado Silas Correa Leite, num de seus elencos de falas poéticas que tacha jocosamente de “Silas e suas ‘siladas”
.....................................................
Ah os estados da alma do poeta sentidor (para citar Clarice Lispector), pensador... inventor de poemas, orações, frases, neologismos e implicações retóricas paradoxalmente de grosso calibre e ao mesmo tempo de alto quilate. A arte como levitação? E libertação também. Nesses tempos tenebrosos de uma pós-moderna barbárie da civilização contemporânea com suas infovias efêmeras, é, o, pior, por assim dizer, estado da alma do poeta (com sua sensibilidade aflorada), que produz de bravatas a lorotas, de poemas a pertencimentos, de perguntamentos a cantárias em prosa e verso, com todos os seus acordes dissonantes, os seus “mins” e outros versículos, mantras, sutras e salmoslusos. Nesse livro virtual, um novo conjunto das escrevinhanças do cyber poeta Silas Correa Leite, com toda sua trajetória de luz e cruz, de “Silas e suas siladas” à twitter-poemas, de twitter-microcontos  a experimentos letrais neoconcretos, talvez até quase neobarrocos...
E os Estados da ALMA de um poeta confeccional, livre pensador humanista, jornalista comunitário, diplomado conselheiro em direitos humanos, escritor premiado em verso em prosa, de ancestrais cristãos-novos oriundos da Ilha da Madeira, Portugal, aqui aportados em terra brasilis numa das primeiras expedições lusonautas à terra de Santa Cruz, hoje uma potência emergente desde a Era Lula de tantas inclusões sociais.
Pois ESTADOS DA ALMA é uma coletânea virtual, contendo poemas se diversas safras, prismas, de diversas fases como um catatau todo, mas todos eles mostrando o menino que ainda traz uma infância dentro de si. Uma espécie de guerrilheiro - mas como Gandhi pela ‘não violência’ - com sua metralhadora dialética cheia de lágrimas, seu jeito boêmico de trovador pós-moderno em uma São Paulo embrutecida por um cínico e amoral estado mínimo neoliberal, com saudades de uma Santa Itararé das Artes que canta em verso e prosa, feito um embaixador itinerante da aldeia ninhal, terra mãe...
ESTADOS DA ALMA  enquanto livro virtual de poemas e acontências tem tudo a ler, mostrando um tabuleiro de implicações criativas que tocam o outro humano em nós, acordes dissonantes de alma criando muito além das urbanidades loucas, de uma sociedade hipócrita, em que o cyber poeta Silas Correa Leite foi tachado de neomaldito da web, quando lançou livros, ganhou prêmios, esteve na chamada grande mídia inclusive televisiva, estando em quase todas as redes sociais, inclusive no YouTube, colaborando hoje com mais de 800 sites, até no exterior, em mais de cem antologias em verso e prosa, até internacionais, mais de mil cadernos de rascunhos poéticos (de 200 pgs cada um), dando testemunho de seu presencial criativo nesse mundo cão, numa cidade como São Paulo, capital do estado máfia do mesmo nome, com suas riquezas injustas, lucros impunes, propriedades roubos, privatarias impunes, mais a saudade de uma Itararezinha que ficou na rabeira do rio Itararé, mas que o autor ainda traz consigo acima e sobre todas as coisas. Almas alumbradas? Estados da Alma dão bons poemas.
Pensagens: pensamentos mensagens. Pensadilhos: pensamentos trocadilhos. Essas e outras, estados da alma do poeta que não pode silenciar sobre si mesmo, no pântano da condição humana, dando testemunho de seu tempo e gritando os horrores de ter que sobreviver. Eis a obra: a arte como inventário de um tempo chamado hoje e doendo saber que as fronteiras estão se abrindo, e que as coisas que nunca gostaríamos de ter já estamos tendo, e isso dói.
Leia o livro.
Os acordes dissonantes da alma deram bons poemas e afins.
Carmem Rinaldi – E-mail: La-goeldi@bol.com.br
Veja/Leia o livro virtual ESTADOS DA ALMA, Poemas, está disponível free no link do site de Portugal: